domingo, 12 de abril de 2009

Indústria do papel 'gonne wild'

Nos Estados Unidos para reduzir a quantidade de combustíveis fosseis na industria do papel criou-se um fundo de ajuda que irá dar este ano $8 biliões a 10 das maiores empresas. No entanto, as empresas no fabrico do papel não necessitam de usar combustíveis fosseis. O papel faz-se adicionando químicos às lascas de madeira que separam a celulose com que se faz o papel da restante matéria orgânica a que se dá o nome licor preto. Tem este nome porque e muito rico em carbono, logo um excelente combustível por si só. As empresas para gerar a energia necessária para transformar a polpa em papel usam esse liquido. Uma solução amiga do ambiente e barata para as empresas. Então para que precisariam elas desta ajuda monetária? Para nada. E seria de esperar que não recebessem o dinheiro destinado a esta causa. Se pensarmos com uma mente mais perversa vemos que há sempre uma solução. Logo as empresas, que não precisavam de usar outros combustíveis, começaram a misturar o licor preto a combustíveis fosseis para estarem aptos a receber o subsidio. De todas as frases ditas por pessoas dentro da indústria do papel creio que esta é a mais ridícula.



"You use the toilet every day, imagine if you could start pouring a little gasoline into the bowl and get fifty cents a gallon every time you flushed."

Como é possível que em tempo de crise e em que o planeta aquece de dia para dia, o nível do mar está a aumentar, aumentam as secas a intensidade dos desastres naturais ainda existam pessoas capazes de contribuir de forma consciente para aumentar tudo isto, e sem remorsos.

0 comentários: