sábado, 11 de abril de 2009

!Liberdade

A Internet foi uma das maiores invenções da geração digital, aumentou o poder das ideias e facilitou a conexão entre pessoas de todo o mundo permitindo que o fluxo de pensamento fosse acelerado . No entanto a mudança não agrada a toda a gente, e o facto de as pessoas poderem entrar em contacto com realidades diferentes assustou muita gente e ainda assusta. No mundo Ocidental vemos a censura como um conto num livro de histórias que nos fizeram ler quando andávamos na escola. Lembramos-nos de queimas de livros em frente de igrejas, de lápis azuis a riscar o inconveniente, mas nunca pensamos em filtros ou firewalls. Actualmente a China tem o maior número de utilizadores de Internet: 220 milhões. Mas enquanto nós podemos utilizar a Internet para virtualmente tudo eles estão limitados a tudo o que não inclua incitar contra o governo, discutir política ou participar em organizações que promovam a liberdade. Onde pára a liberdade de expressão? Para ser possível ao governo da República da China limitar os utilizadores desta forma não foi apenas necessária uma vasta equipa de engenheiros e técnicos, as empresas que fornecem serviços de informação e comunicação tiveram que ser coniventes. Embora nos seja difícil acreditar que empresas que promovem a liberdade como a Google, a Yahoo e a Microsoft possam estar envolvidas devemos também pensar na manivela que move o mundo actual, o dinheiro. É desprezível pensar que existam aqueles capazes de vender a alma de outrem. Que privem o ser humano de direitos básicos como à privacidade, à liberdade de expressão e de informação. Mas a verdade é mesmo esta, são empresas e o que os move é o capital. Até a Internet se torna uma ferramenta de repressão quando transformada numa teia de filtragem, censura e monitorização.
A Yahoo! forneceu às autoridades chinesas informação privada à cerca de utilizadores, a Google lançou uma versão censurada do seu motor de buscas para a China e a Microsoft admitiu ter fechado um blog a pedido das autoridades.
Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
“Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. ”
Na China advogados, jornalistas e defensores dos direitos humanos estão a ser detidos, torturados, aprisionados e perseguidos. Um jornalista chamado Shi Tao foi preso por 10 anos por ter enviado um e-mail. O seu erro foi ter usado a conta da Yahoo!. Em tribunal foram a presentadas informações da sua conta pessoal fornecidas pela empresa que serviram como prova para condená-lo. Actualmente está preso e a fazer trabalhos forçados, enquanto a sua família e perseguida pelas autoridades.

‘Citizens of China are willing to risk jail for freedom of expression when certain American companies are unwilling to risk profits for the same principles.’

James A Leach, US Congressman

Serving our end users is at the heart of what we do and remains our number one priority.’
Google

Your most unhappy customers are your greatest source of learning.’
Bill Gates, Microsoft

We respect our customers above all else and never forget that they come to us by choice. We share a personal responsibility to maintain our customersloyalty and trust. We listen and respond to our customers and seek to exceed their expectations.’
Yahoo!

0 comentários: